Odontologia Veterinária

Assim como os humanos, os pets também precisam de acompanhamento e cuidados odontológicos. O médico veterinário exerce um papel importante para prevenir e tratar doenças na boca, dentes e gengiva dos animais, uma vez que a região oral pode ser muito afetada por problemas e doenças graves.

Dentre os principais sinais clínicos de pacientes com indicação de problemas orais podemos destacar o mau hálito, sangramento gengival, presença de placa bacteriana, inflamação das gengivas, dificuldade de mastigar ou mesmo dificuldade de beber água (como se sentisse choque nos dentes), alteração na forma como morde a ração, deixar de brincar com brinquedos que antes mordia, esfregar a pata no focinho ou esfregar o rosto no chão, queda de dentes e perda de peso.

As raças de pequeno porte têm maior predisposição para acúmulo de tártaro e das doenças periodontais, já as raças de porte grande ou gigante costumam apresentar outros problemas dentários, como desgaste e fraturas dentárias. Se não houver escovação regularmente, também há a apresentação de periodontite e presença de tártaro, principalmente nos dentes do fundo da boca.

A gengivo-estomatite crônica e a lesão de reabsorção dentária são afecções comuns em gatos, assim como o acúmulo de tártaro, inflamações de gengivas, fraturas de dentes, entre outras.

Como está a
saúde do seu pet?

Agende sua consulta