Castração

A castração é um procedimento cirúrgico que impossibilita a reprodução, tanto em fêmeas quanto em machos, inibindo também o desenvolvimento de doenças do aparelho reprodutor. A cirurgia é realizada mediante agendamento, sendo que o pet precisa passar por uma avaliação prévia e exames laboratoriais pré-operatórios. Somente após a verificação do seu estado de saúde a cirurgia é confirmada. 

No SOS Hospital Veterinário utilizamos fio absorvível nas castrações, ele é produzido com matéria prima de alta qualidade e não fica no corpo do pet para sempre, como acontece com os fios de nylon. Utilizamos também anestesia inalatória, tendo a presença de um veterinário anestesista e um auxiliar acompanhando o cirurgião durante todo o procedimento de castração.

Quais os benefícios da castração?

A castração em fêmeas (ovário salpingo histerectomia) quando realizada antes do segundo cio, controla o aparecimento dos tumores mamários, que é hoje um dos cânceres mais comuns em fêmeas não castradas. Além disso, também impede a gestação psicológica, tumores de útero e ovários e infecções de útero (piometra), que tem incidência tanto em gatas como em cadelas não castradas.

A castração em cães machos (orquiectomia) pode beneficiar no controle de comportamentos de dominância e marcação de território com urina, o que geralmente também leva a brigas com outros machos. Já os gatos não castrados, tendem a sair à rua em busca de fêmeas no cio e também para marcar território. Essas saídas podem causar acidentes, atropelamentos, envenenamentos e brigas com outros gatos, além do risco de contração de doenças graves como leucemia (FeLV) e Aids felina (Fiv). 

Como está a
saúde do seu pet?

Agende sua consulta