Endoscopia

A endoscopia veterinária é um exame de imagem não invasivo indicado para o diagnóstico e tratamento de diversas patologias em cães e gatos. É uma forma confiável de exploração, identificação e obtenção de amostras de tecidos (biópsias). O aparelho de endoscópio é composto por um tubo maleável com uma microcamera na ponta, com sistema de irrigação e insuflação, onde pode-se introduzir pinças de diversos formatos para a coleta de amostras. Esse tubo é inserido na boca do animal e manejado por um veterinário que observa e realiza os procedimentos se guiando por um monitor de vídeo. A exploração fica registrada em fotos e/ou vídeos. 

Para a realização do exame é preciso que o pet seja submetido à anestesia geral, por isso a indicação do procedimento é feita somente após avaliação clínica e exames pré-anestésicos. Com diferentes modalidades de endoscopia, hoje é possível examinar e visualizar esôfago, estômago e duodeno, reto e cólon intestinal, narinas, traqueia e brônquios, vagina, uretra e bexiga urinária e as cavidades abdominal e torácica.

Na broncoscopia e rinoscopia pode-se usar um tubo flexível ou rígido, que avalia a cavidade nasal, orofaríngea, traqueia e brônquios. A laparoscopia consiste na introdução de uma fibra ótica rígida no abdômen ou tórax para avaliação da cavidade, coleta de biópsias ou correção cirúrgica. Esses processos requerem também anestesia geral e avaliação prévia do animal.

Como está a
saúde do seu pet?

Agende sua consulta