Ortopedia veterinária

O médico veterinário que atua na área de ortopedia é o responsável por cuidar da saúde do aparelho locomotor dos pets, atendendo inúmeras doenças e mesmo acidentes que acontecem ao longo da vida dos cães e gatos.

Doenças mais comuns

Os animais jovens são os mais propensos a fraturas e doenças de crescimento, doenças congênitas, com predisposição genética e raciais. Algumas delas são a displasia coxofemoral, luxação de patela, fraturas por queda e acidentes. Em animais adultos também encontramos as fraturas por trauma, fraturas patológicas por câncer, tumores ósseos que requerem amputação, hérnias de disco, artroses, ruptura de ligamento cruzado de joelho, luxações diversas, entre outras.

Sintomas

O sinal clínico mais comum em afecções ortopédicas é a claudicação, o ato de mancar, que reflete a presença de dor. Muitas vezes o pet para de usar uma das patas, apresenta dificuldade de ficar em pé ou dificuldade de caminhar.

Exames

Durante a consulta o médico veterinário ortopedista solicitará alguns exames para definir o diagnóstico de forma precisa. Os exames de Raio X são indispensáveis em casos de suspeita de fraturas. Tomografias computadorizadas, tomografias com contrastes, ultrassom articular, análise de liquido sinovial, exames de sangue, biopsias ósseas, cultura de osso e histopatológico ósseo também podem ser realizados.

Tratamentos

A grande maioria das doenças ortopédicas são tratadas com cirurgias, podendo ser acompanhadas por fisioterapia, acupuntura e mudança no manejo do paciente.

Atendimento no SOS Hospital Veterinário

O atendimento ortopédico no SOS Hospital é realizado pelo médico veterinário Thiago Liposki. Formado em medicina veterinária pela Udesc de Lajes, em 2011, Thiago tem experiência na área de atendimento clínico e cirúrgico. Possui pós-graduação em ortopedia veterinária pela faculdade Qualittas de Florianópolis, em 2018.

Como está a
saúde do seu pet?

Agende sua consulta