O médico veterinário oncologista é responsável por identificar e tratar o câncer ou neoplasia maligna nos animais. A doença é considerada a segunda maior causa de mortes em animais domésticos, redobrando a importância de abordagens preventivas e acompanhamento com veterinário especialista.
Tipos de câncer mais comuns
Em animais adultos podem surgir vários tipos de tumores como lipomas, lipossarcoma, osteossarcoma, linfomas ou linfosarcomas, carcinomas, adenocarcinomas, hemangiossarcomas e osteomas. Tumores podem ser desenvolver também em diversos órgãos, como adenomas perianais, tumor de mama, de ovários, de testículos, de pâncreas, de fígado, de pele, de cérebro, de coluna, ósseo, de pulmão, de base de coração, de mediastino, renal, intestinal, de reto, de bexiga, de útero, de vagina, de pênis, de próstata, de baço, de estômago, de esôfago, entre outros.
Sintomas
Os sintomas relacionados ao câncer são variados, dependendo do tipo de tumor e de onde ele estará localizado. Alguns dos sinais podem ser apatia, manchas pelo corpo, diarreia e vômito, aumento da massa abdominal, perda de peso sem motivo aparente, dificuldade para respirar, comer e engolir, nódulos aparentes e relativamente palpáveis, sangramentos espontâneos nas fezes, urina ou outros orifícios do animal.
Exames
Após o exame físico e avaliação do paciente durante a consulta, o médico veterinário oncologista pode solicitar exames auxiliares como radiografias, ultrassom, tomografias, biopsias, citologias aspirativas e exames de sangue complementares.
Tratamentos
Dentro da oncologia veterinária existem tratamentos curativos e o paliativos. O primeiro consiste na realização da cirurgia para retirar o tumor, usando técnicas cirúrgicas específicas da oncologia e respeitando as margens de segurança para a remoção. Entre os tratamentos curativos também estão a quimioterapia, eletroquimioterapia e a radioterapia. Há também o tratamento por crioterapia, que é o congelamento de tumores usando nitrogênio líquido.
Já o tratamento paliativo é uma abordagem para tumores que já se encontram em um estágio mais avançado, onde não há possibilidade de cura. Nesta abordagem são aplicados cuidados específicos para aliviar o sofrimento do pet.
Atendimento no SOS Hospital Veterinário
O atendimento oncológico no SOS Hospital é realizado pelo médico veterinário Samuel da Rosa Machado. Formado em Medicina Veterinária pela UNIPAR em 2005, Samuel possui Especialização em Cirurgia de Tecidos Moles pela Qualittas de Florianópolis, em 2016. Atualmente cursando Pós-Graduação em Oncologia Veterinária, também pela Qualittas.