Neurologia Veterinária

Neurologia é a área da medicina veterinária que trata doenças e alterações ligadas ao sistema nervoso dos animais. Tanto o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo, medula espinhal e tronco encefálico) quanto o sistema nervoso periférico (nervos e gânglios).

O Sistema nervoso de cães e gatos é muito complexo e se mostra um desafio para a maioria dos clínicos, por isso a importância de um especialista, que pode chegar a um diagnóstico preciso e estabelecer o tratamento precocemente.

EXAMES

Atualmente a medicina veterinária conta com exames de imagem cada vez mais precisos, o que é fundamental para o melhor diagnóstico e tratamento de nossos pets. Os principais exames utilizados na neurologia veterinária são a tomografia, com ou sem contraste, ressonância magnética, análise de liquor, radiografia e depois exames sanguíneos.

DOENÇAS NEURLOLÓGICAS

As principais afecções neurológicas são as discopatias (hérnia de disco), fraturas e luxações de coluna, convulsões, hidrocefalia, TCE (traumatismo crânio encefálico), infeções de sistema nervoso central e periférico e doenças degenerativas.

SINAIS CLÍNICOS

Podemos encontrar sinais clínicos como dor, convulsões, paralisia de membros, dificuldade em andar, urinar/defecar, perda de equilíbrio, nistagmo, cabeça torta para o lado (head tilt).

TRATAMENTO

O tratamento pode ser cirúrgico, com medicação, reabilitação (fisioterapia e acupuntura), ou associação destes, dependendo do diagnóstico definido pelo médico veterinário neurologista.

Como está a
saúde do seu pet?

Agende sua consulta