Neurologia Veterinária

Neurologia é a área da medicina veterinária que trata doenças e alterações ligadas ao sistema nervoso dos animais. Tanto o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo, medula espinhal e tronco encefálico) quanto o sistema nervoso periférico (nervos e gânglios).

O Sistema nervoso de cães e gatos é muito complexo e se mostra um desafio para a maioria dos clínicos, por isso da importância de um especialista, que pode chegar a um diagnóstico preciso mais precocemente, e assim, iniciar o tratamento o quanto antes. Este é um fator crucial para doenças como hérnias de disco e epilepsia, por exemplo, que podem levar a sequelas permanentes.

Exames

Atualmente a medicina veterinária conta com exames de imagem cada vez mais precisos, o que é fundamental para o melhor diagnóstico e tratamento de nossos pets. Alguns deles são: radiografia, exames de ultrassom, tomografia e tomografia contrastada. Exames de ecocardiograma ou eletrocardiograma e pressão arterial, também podem ser necessários para auxiliar no diagnóstico de algumas doenças neurológicas.

Doenças mais comuns

Algumas das doenças que entram na área da Neurologia Veterinária são a epilepsia, tumores cerebrais e de coluna, hérnias de disco, paralisia, hidrocefalia, entre outras.

Sintomas

Alguns sinais clínicos podem indicar que o pet tenha problemas neurológicos. Convulsões, paralisias, andar em círculos, perda de equilibro, cabeça torta para o lado (head tilt), olhos que não param de mexer (nistagmo) e dificuldade de locomoção são alguns deles. 

Tratamentos

Após ter o diagnóstico definido pelo médico veterinário neurologista, já se pode direcionar o pet para os tratamentos mais adequados. Animais com epilepsia podem precisar de medicação de uso contínuo para evitarem as convulsões. Animais com Hérnia de disco, dependendo do grau de compressão, podem ter que passar por cirurgias, por exemplo. O mesmo para tumores cerebrais ou de coluna, que podem ser operados ou então tratados com radioterapia. Cada diagnóstico resultará em um tratamento ou até mesmo na combinação de alguns deles, sendo o médico veterinário neurologista o único profissional capacitado para definir a melhor conduta para o seu pet!

Atendimento no SOS Hospital Veterinário

O atendimento de neurologia veterinárina no SOS Hospital é realizado de forma terceirizada pelo médico veterinário Erasmo A. dos Santos Júnior. Graduado em Medicina Veterinária pela Unibave/Unc de Orleans – SC em 2013, Erasmo possui especialização em Neurologia pelo Instituto Bioethicus de Botucatu – SP, formação em Neurocirurgia pela Unesp de Jaboticabal – SP e também formação em Fisioterapia pela Unesc de Criciúma – SC.

Como está a
saúde do seu pet?

Agende sua consulta