Fisioterapia Veterinária

A especialidade de fisioterapia veterinária atende pacientes que precisam passar por reabilitação motora ou acompanhamento no tratamento de afecções ortopédicas e neurológicas, por exemplo. Também é um recurso de extrema importância para a melhora na qualidade de vida de pets obesos e idosos.

Tratamentos e Recursos

A fisioterapia veterinária pode incluir o uso de aparelhos como o TENS, que proporciona alívio na dor e relaxamento muscular utilizando diferentes frequências de onda. Outro recurso comum é a eletroestimulação FES, que promove a contração da musculatura. Este é indicado em casos de paralisia, atrofia muscular, neuropatia ou flacidez. A realização de exercícios direcionados para cada necessidade e guiados por um especialista também pode resultar em uma grande melhora na qualidade de vida do pet.

Indicação 

No caso de afecções ortopédicas a fisioterapia veterinária trabalha o controle da dor e o aumento da amplitude dos movimentos, melhorando a força e a resistência muscular. Também ajuda na recuperação após fraturas, cicatrização de feridas e recuperação pós-cirúrgica. Nas complicações neurológicas ajuda a restabelecer a coordenação motora e o equilíbrio, impedindo também a evolução da atrofia muscular. No caso de cães e gatos obesos a fisioterapia ajuda na prevenção de diabetes, doenças articulares e cardíacas. Nos animais idosos o acompanhamento com um veterinário fisioterapeuta melhora a qualidade de vida, aliviando a dor das doenças articulares, mantendo a força muscular e a amplitude de movimentos, melhorando a defecação e a micção, facilitando assim o dia a dia dos pets.

Atendimento no SOS Hospital Veterinário

O atendimento de fisioterapia veterinárina no SOS Hospital é realizado de forma terceirizada pelo médico veterinário Erasmo A. dos Santos Júnior. Graduado em Medicina Veterinária pela Unibave/Unc de Orleans – SC em 2013, Erasmo possui especialização em Neurologia pelo Instituto Bioethicus de Botucatu – SP, formação em Neurocirurgia pela Unesp de Jaboticabal – SP e também formação em Fisioterapia pela Unesc de Criciúma – SC.

Como está a
saúde do seu pet?

Agende sua consulta