Dermatologia Veterinária

O médico veterinário que atua na área de dermatologia é quem irá avaliar e tratar as alterações de pele, pelagem e alergias dos pets, incluindo também as regiões das unhas e orelhas. As patologias dermatológicas podem ter inúmeras origens, por isso é preciso realizar uma investigação completa sobre a rotina do pet, os ambientes ao qual tem acesso, outros animais com quem convive, sua alimentação, entre outros fatores.

Sintomas

Um dos sinais mais claros de que algo está errado com a saúde dermatológica do seu pet é a coceira. Outros sinais são a presença de vermelhidão na pele, descamação, ressecamento, ferimentos, sensibilidade; alopecia (queda de pelos), movimentação atípica da cabeça (geralmente relacionada a problemas nos ouvidos), nódulos ou caroços.

Doenças mais comuns

Entre as doenças de pele mais comuns podemos citar as dermatites, que podem ter origem alérgica, sendo alimentares, derivadas de picadas de insetos ou atópicas. Outras patologias comuns são as sarnas, fungos, bactérias, dentre outros. Em gatos podemos citar as micoses, a sarnas, piodermite, acne felina e esporotricose. 

Exames

Alguns exames que podem ser solicitados e realizados pelo médico veterinário dermatologista para ajudar na definição do diagnóstico são a raspagem de pele, citologia, teste de alergia, culturas fúngicas e bacterianas, biópsias e otoscopia.

Tratamentos

O tratamento irá variar de acordo com cada afecção, mas pode incluir alteração alimentar, de manejo do paciente, o uso de antiparasitários e medicamentos.

Atendimento no SOS Hospital Veterinário

O atendimento dermatológico para os pets do SOS Hospital veterinário é realizado pela veterinária Ana Paula de Brida. Formada em Medicina Veterinária pela Unibave – SC, 2016, Ana Paula tem experiência na área de atendimento clínico, e é formanda de pós-graduação em Dermatologia Veterinária pelo Instituto Qualittas, 2020.

Como está a
saúde do seu pet?

Agende sua consulta