Anestesiologia Veterinária

A anestesiologia veterinária é a especialidade responsável pela utilização de anestésicos de forma temporária para suprimir a dor e o desconforto do paciente durante uma cirurgia, procedimento ou exame. Cada dosagem anestésica está ligada diretamente ao peso do paciente e às suas particularidades, como idade, doenças pré-existentes e anatomia do pet, por exemplo, tornando essa uma área extremamente complexa.

O médico veterinário especialista em anestesia é o responsável por escolher a melhor técnica anestésica, o anestésico a ser utilizado para cada caso, tipos de restrição e monitorização e até mesmo os cuidados pós-operatórios ou pós anestésicos.

Quando anestesiados, os pacientes possuem monitoramento da frequência cardíaca, frequência respiratória, controle de pressão arterial, saturação de oxigênio e controle de dor, proporcionando procedimentos sem intercorrências e uma recuperação anestésica mais tranquila e segura. 

Tipos de Anestesia

A função da anestesia é inibir a dor nos procedimentos cirúrgicos ou ambulatoriais. Já a sedação pode ser indicada para somente tranquilizar o paciente ou até mesmo para contenção, diminuindo o estresse durante a realização de alguns exames. Muitos pacientes precisam de sedação para fazer uma radiografia, ultrassom, tomografia, biopsias de pele ou outros procedimentos relativamente indolores.

Em grande parte das cirurgias do SOS Hospital Veterinário utilizamos anestesia inalatória, onde gases anestésicos são direcionados para o pulmão do pet através de uma sonda endotraqueal, tornando o procedimento mais seguro e garantindo a ventilação adequada do paciente.  

Além da anestesia inalatória, há também a opção de anestesia epidural, anestesia injetável com propofol (para pequenos procedimentos), anestesia local e anestesia de bloqueio regional, entre outras. 

Indicações

As anestesias com monitoramento são necessárias em grande parte dos procedimentos cirúrgicos, como cirurgias ortopédicas, cirurgias de coluna, cirurgias abdominais, tratamentos odontológicos, remoção de tumores, cesáreas e castração de cães e gatos, por exemplo. Além disso, a sedação e a anestesia podem auxiliar também na recuperação de pacientes poli traumatizados, com dores crônicas e dores pós-operatórias.  

Exames necessários

Antes de os pets serem submetidos a procedimentos anestésicos, o SOS Hospital Veterinário exige alguns exames para saber se há doenças ou condições pré-existentes que possam interferir ou serem afetadas pela anestesia. Exames de sangue como hemograma, provas de coagulação, dosagens bioquímicas de função renal e hepática são obrigatórios para a segurança anestésica e cirúrgica. 

Exames do coração como ecocardiograma, eletrocardiograma e mensuração da pressão arterial podem ser solicitados. Em alguns casos também indicamos exames de radiografias de tórax, exame de ultrassom e tomografias para avaliar melhor o paciente e seus riscos.

Atendimento no SOS Hospital Veterinário

O atendimento anestesiológico e de medicina felina no SOS Hospital é realizado pelo médico veterinário Arthur Petroli. Graduado em Medicina Veterinária pela UDESC de Lages, 2014, com vivência clínica em Portugal, Arthur possui especialização em Medicina Felina e formação em Anestesiologia Veterinária, ambos pelo Instituto Qualittas de Florianópolis – SC. 

Como está a
saúde do seu pet?

Agende sua consulta