Acupuntura veterinária

Acupuntura Veterinária

A acupuntura veterinária é um tratamento que visa a restauração e manutenção da saúde do pet através do equilíbrio de sua energia vital, estimulando os meridianos (canais) por onde circulam essa energia vital do organismo do animal.

Esses estímulos podem ser feitos de diferentes formas, desde agulhas, massagens, aplicação de calor, cromopuntura, laser e outros.

Os tecidos e órgãos internos dos animais estão ligados à superfície da pele através dos canais meridianos.

Com isso, a aplicação de estímulos nesses pontos promove reações tanto nos tecidos adjacentes como nos órgãos à distância.

A acupuntura animal, através de um bom diagnóstico e direcionamento, poderá equilibrar os meridianos afetados, influindo em órgãos internos, tecidos moles, emocional e outros.

A liberação de endorfina e cortisol causada pelas sessões causam relaxamento muscular, melhorando o funcionamento muscular e orgânico como um todo.

Exames

Durante a avaliação com o médico veterinário especialista em acupuntura já é possível saber quais os exames complementares podem ser necessários para definir o diagnóstico com precisão ou direcionar o tratamento de forma mais assertiva. Normalmente, os exames de imagem incluem radiografias e tomografias. Os exames laboratoriais podem incluir hemogramas e bioquímicos sanguíneos, assim como dosagens hormonais.

Doenças mais comuns

A acupuntura veterinária pode ajudar em diversas situações, mas grande parte dos atendimentos está ligada ao aparelho locomotor. Condições como bicos de papagaio, displasias coxofemorais, displasia de cotovelo, hérnia de disco, artrite, artrose, tumores, dores crônicas ou agudas têm indicação de acupuntura. Pets que passaram por cirurgias ortopédicas com imobilizações por longos períodos também podem se beneficiar da acupuntura para reversão de atrofias musculares, com tratamento aliado à fisioterapia. Pacientes com doenças degenerativas ou neurológicas também possuem indicação para o tratamento com acupuntura.

Tratamentos

A Medicina Tradicional Chinesa abrange um conjunto de técnicas que vai da Acupuntura até a moxabustão, cromopuntura, eletroacupuntura, laserpuntura, implante de colágeno e implante de ouro, passando pela fitoterapia chinesa, dietética e até mesmo na mudança ambiental e de manejo do pet.  

As agulhas utilizadas na acupuntura veterinária são de calibre muito fino e são praticamente indolores para o paciente. Em pontos inicialmente muito sensíveis para a agulha, pode-se utilizar a laserpuntura para oferecer mais conforto ao pet. A acupuntura pode ser utilizada sozinha ou associada ao tratamento convencional, não tem efeitos colaterais nem contraindicações, além de oferecer relaxamento e bem-estar aos pets!

Como está a
saúde do seu pet?

Agende sua consulta